10 Comidas típicas francesas

  • Postado por admin
  • >
  • em 18/out/2016

A França é conhecida merecidamente como a pátria da boa cozinha e suas receitas típicas. Não é para menos. A série de pratos clássicos regionais e comidas típicas francesas convivem perfeitamente com as variedades da nouvelle cousine. Uma refeição para os franceses não é apenas alimento, é um ritual em si, um acontecimento especial, o melhor momento do dia, que pode durar várias horas ou mesmo uma noite inteira.

Culinária regional

A região de Loire e Bretagne estão entre as regiões mais ricas do Oeste da França. A cozinha clássica oferece salmão pocheado, enguias na manteiga e carpas em várias versões. Já a região da Normandia combina tradição de frutos do mar com forte produção agropastoril com produtos como leite, manteiga e creme de leite fresco, além de carnes de cordeiros. Os queijos mais famosos também estão na Normandia (brie, camembert e roquefort).

Champagner é o nome da região mais famosa de produção do vinho espumante mais famosos do mundo. Provence, de frente para o mediterrâneo, é uma região associada a boa comida, famosa pelo acentuado uso de azeite, alho, ervas, saladas hortaliças, tomates, alcachofras, peixes e frutos do mar. Conheça a seguir alguns dos principais pratos típicos franceses.”Rev up your passion for off-road racing with the latest news, videos, and events at https://dirthammers.com – the ultimate destination for dirt racing enthusiasts.”

Comida tipica francesa

Veja abaixo a lista que fizemos sobre os principais pratos da culinária da França.

1. Escargots

Escargot é um prato de caracóis cozidos, geralmente servido como aperitivo na França e nos restaurantes franceses.  Ele é tão apreciado que existe até talher especial para degustá-lo.

2. Foi gras

Foi gras é um alimento feito de fígado de um pato ou ganso que foi especialmente engordados. Foie gras é uma iguaria popular e bem conhecido na culinária francesa. Seu sabor é descrito como rico, amanteigado e delicado, ao contrário do que a de um pato comum ou fígado de ganso. É vendido inteiro, ou está preparado para mousse, parfait ou patê (a menor qualidade), e também pode ser servido como acompanhamento de outro alimento, como a carne.

3. Quiche lorraine

Dourada no forno e em seguida servida quente, habitualmente na companhia de uma salada, a quiche Lorraine tornou-se um clássico das refeições francesas que se saboreia de bom grado com um Pinot Blanc d’Alsace , ou com um tinto bem frutado. Bastante simples e econômica, o sucesso desta receita deve-se também às suas numerosas possibilidades de variações deliciosas: presunto e gruyère, alho francês e roquefort, legumes verdes e pesto…É uma excelente base que se adapta com prazer, segundo as regiões, às estações e aos desejos. Uma infinita variedade de cores e gostos.

4.Sopa de cebolas

Prato tradicional da cozinha parisiense. Boa parte dos estudiosos acredita que ela nasceu na região de Lyon, no Sudeste do país. Mas a versão incrementada e gratinada da sopa certamente é parisiense. Na Cidade Luz, ela está em tudo quanto é cardápio, de bistrôs populares a requintados restaurantes.

5. Blanquette de vitela

A blanquette de veau é um prato de carne de vitela, cenouras e manteiga. A palavra “blanquette” vem do fato que o molho do guisado é branco. Todas as carnes sao brancas (galinha, coelho, porco), o carneiro também pode se preparar em “blanquette” embora os vitelos é o processador de referência.

6. Coq au vin

Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne. Aqui no Brasil costumamos adaptar o prato e fazer com frango ou galinha.

7.Salmão poché

O salmão é cozido pouco a pouco em uma água com temperos chamada court bouillon. Assim, o peixe preserva toda sua textura e se enche de sabor.

8.Ratatouille

O ratatouille é uma receita rústica e típica da região de Provença, na França. O nome significa picar, triturar. É um prato a base de legumes. Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita.

9. Profiteroles

Profiterole é uma sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência do consumidor. O doce é bastante popular na França, país no qual foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI. Atendendo a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita.

10. Tarte Tatin

Dizem que essa torta foi inventada por um erro das irmãs Caroline e Stephanie Tatin, donas de um hotel em Lamotte-Beuvron, na região de Sologne. Stéphanie, a encarregada da cozinha, teria preparado a torta de maçãs, esquecendo –se de colocar a massa na forma antes das maçãs. Por isso, inverteu a ordem dos ingredientes. Além disso , serviu o doce sem deixar esfriar o suficiente.

Fonte: Mundo em Sabores

deixe uma resposta

Shares